Mas ele ainda existe e com força, aliás qualquer preconceito é com força, qualquer mínimo preconceito é no mínimo ignorância. Vejamos hoje em dia, segundo pesquisas negros(e mulheres) uma quantia no salário menor que a de um branco fazendo o mesmo trabalho em certas empresas. Ou até mesmo certas escolas não aceitam crianças negras ou empresas nem diminuem o salário nem aceitam devido a cor.
Mas o problema não é só se tratando de digamos racismo mais “oculto” tem pessoas que escancaram esse sentimento medíocre e presunçoso, como ocorreu no famoso caso dos 5 jovens de classe média que se deram no direito de incendiar um índio por diversão e bom esse foi um dos raros casos onde a lei mostrou seu poder e os encarcerou por 14 anos.
Acredito que quase nunca a lei mostra o seu poder diante de um dos mais repugnantes tipos de criminosos que machucam, matam, destratam e pisam o próximo apenas pela cor, mas o racismo é só mais um nojento tipo de preconceito, afinal o que mais tem nesse mundo decaído é intolerância seja ela religiosa (veja o caso do Israel e da Palestina), seja ela por meio da segregação espacial ou vir a julgar caráter por condição sócio-econômica, enfim qualquer seja a intolerância ao desconhecido eu digo não e repudio quem as cultiva.
Gabriel Negruni
Na minha opinião nós ainda somos muito preconceituosos, mas isso já está mudando com novas leis que punem o preconceito.
ResponderExcluir